E se não deu certo?

triste
Todo mundo sabe que quando se começa um relacionamento da forma equivocada o resultado vai ser a decepção. Mas e quando se busca fazer tudo certinho e dá tudo errado?
 
Você escolheu esperar. Orou, buscou direção de Deus e finalmente conheceu uma pessoa especial, se tornou amigo(a)... Você acreditou que tinha encontrado a pessoa de Deus para você, mas no final tudo deu errado!
 
Será que isso pode acontecer? Infelizmente pode. Conheça algumas hipóteses baseadas em casos reais:
 
Hipótese número 1: o coração é enganoso (Jr 17:13).  
 
Algumas pessoas poderão tentar espiritualizar algo é da sua própria vontade. Poderão interpretar qualquer aparente “sinal” como se fosse a confirmação da parte de Deus, quando na verdade elas estão induzindo situações para chegar na resposta que elas querem obter. Então, movidas pela paixão e pela pressa, mesmo orando e fazendo tudo aparentemente“ certinho” poderão enganar-se, pois estão cegas no resultado que almejam e confundem a voz do seu próprio coração com a voz de Deus. O resultado disso? As pessoas começam o relacionamento e no início tudo é muito lindo mas conforme o tempo passa, percebem que escolheram errado, porque não se conheceram o suficiente, não prestaram atenção em pequenos detalhes que indicavam grandes falhas. Começam a perceber coisas que nunca antes tinham visto na outra pessoa e por fim, desistem, se ainda houver tempo.
 
Hipótese número 2: Situações ocultas
 
Um dos grandes vilões dos relacionamentos são os problemas que são ocultados. Pessoas que usam máscaras e nunca mostram quem elas são verdadeiramente. Escondem do outro a sua verdadeira identidade, seus traumas, seu passado. A falta de transparência muitas vezes nos faz nos sentir como se aquela pessoa não fosse mais a mesma de quando a conhecemos. Talvez seja um medo de se expor e de ser rejeitado. Qual a consequência? “Repentinamente” a pessoa age de uma forma completamente inesperada, sem causa aparente e o outro fica sem entender nada, até que a verdade venha a tona.
 
"Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido."
Mateus 10:26
 
Hipótese número 3: Comunicação falha
 
O fator comunicação falha também é um dos campeões em destruir relacionamentos. Palavras mal colocadas em momentos inoportunos, assuntos incompletos, agressividade no tom da voz, fofocas, comunicação por meio eletrônicos que distorcem o contexto original e a intenção da comunicação... Isso tudo somado a reações drásticas sem dar a oportunidade de esclarecimentos geram um desgaste tão grande no relacionamento que o rompimento parece ser a única solução.
 
"...e caiu na armadilha das palavras que você mesmo disse, está prisioneiro do que falou." Provérbios 6:2
 
Hipótese número 4: A imaturidade
 
A imaturidade emocional e espiritual de uma pessoa pode colocar tudo a perder. O despreparo para uma vida a dois, uma vida de religião e não de intimidade com Deus, a falta de sabedoria para lidar com situações simples ou complexas  da vida podem sim terminar com um romance. Ser maduro é decidir pagar o preço pelo relacionamento, é renunciar a si mesmo, é decidir ser transformado. Relacionamento não é um conto de fadas, é difícil sim e se as pessoas não tiverem maturidade para ceder, impossibilita um relacionamento equilibrado.
 
"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina." Provérbios 1:7
 
Certamente existirão outras hipóteses, mas essas talvez sejam as mais comuns. Se não houver formas de que a situação seja consertada entre o casal, em todos os casos creio que ao invés de ficar se lamentando e paralisar a sua vida espiritual, o melhor que você pode fazer é dar glória a Deus pelo livramento que Ele te deu. A seguir arrepender-se e guardar tudo como lição para não errar outra vez. Não se deve deixar de sonhar que Deus cumprirá a promessa, afinal de contas, é de interesse dEle em primeiro lugar. A maioria das pessoas, ao passar por um término de relacionamento, começam a pensar que jamais serão felizes nessa área. Não se deixe enganar! É preciso compreender que Deus é soberano e que em todas as coisas há um propósito debaixo do céu. Seja por qualquer motivo ou apenas pela permissão de Deus, há um propósito nisso tudo que você verá com o tempo. Continue fiel a Deus, erga a cabeça e siga firme. Nenhuma experiência é em vão, se soubermos aproveitar as oportunidades utilizaremos os obstáculos do caminho como degraus da nossa maturidade. Se o seu coração estiver completamente em Deus, você sobreviverá e viverá os planos dEle. Não desanime!!! Renda-se 100% ao Senhor.
 
 
- Simone Messina