Moisés é um típico cara em que Deus resolveu investir pesado. Para você ver o nível, ele nasceu num período em que Faraó tinha mandado matar todos os recém-nascidos do sexo masculino, mas ele não morreu.
A mãe dele arrumou um esquema com sua filha mais velha (Mirian), colocou Moisés num cesto e ela acompanhou até Moisés ser pego por alguém.
Ele passou seus primeiros 40 anos de vida no palácio de Faraó, onde adquiriu muito conhecimento. Mas na sua infância teve contato com sua mãe verdadeira (Êxodo 2:7-10), mesmo que isso tenha acontecido num pequeno período de tempo. Durante este período, com toda certeza, sua mãe ensinou para Moisés muitas coisas a respeito do Deus dos hebreus e de toda sua história. Portanto, Moisés sabia que era Hebreu. Lembre-se: procure aproveitar o seu tempo. Aprenda coisas que você guardará para o resto de sua vida. Depois disto, ele viveu até completar 40 anos na casa de Faraó. Porém, um dia ele estava andando e viu os hebreus trabalhando como escravos e também viu um hebreu tomando uma surra de um egípcio. Moisés, apesar de ser um cara aparentemente tranqüilo, seu sangue não era de barata, então ele pegou o egípcio, deu uma surra nele e o matou.
Ele não era bobo; viu que as coisas não estavam boas para o lado dele. Depois disto, pegou suas coisas e saiu fora do palácio. A partir daí, ele começa a passar por vários momentos importantes.
. Encontra, em Midiã, sua esposa Zípora (Êxodo 2:15-21)
. O Senhor aparece a Moisés através da sarça ardente (Êxodo 3:1-22)
. Deus concede poderes a Moisés (Êxodo 4:1-17)
Apesar de todas estas provas que demonstrava que Deus estava com ele, Moisés bateu o pé, dizendo para Deus que ele não dava conta, que isso não era para ele. Chegou a dizer que era gago e por isso não podia ser usado por Deus para o ministério que o Senhor queria para ele. Muitas vezes, a gente faz o mesmo com Deus, joga o ministério por causa de um fato (namoro, complexo de inferioridade). Deus não te escolheu à toa. Ele tem os seus propósitos. Procure não fugir do seu chamado.
Faraó ouviu Moisés e Arão, porém não atendeu seus pedidos; além disso, aumentou o serviço para os hebreus (Êxodo 4 e 5). Deus, então, anuncia a Moisés que Faraó terá que deixar o povo ir para fora do Egito, se não o Egito iria ser invadido por grandes pragas, e foi isto que aconteceu. Faraó não deixou e começa, então, uma sucessão de dez pragas (Êxodo 7 a 12). No capítulo 13, Faraó deixa o povo sair do Egito, também depois de toda burrice. Deus, então começa realizar grandes milagres através de Moisés para abençoar o povo.
. Travessia do Mar Vermelho (Êxodo 14:10-31)
. Deus manda Maná e carne (Êxodo 16)
. Água jorra da rocha (Êxodo 17)
. Moisés recebe, no Monte Sinai, os dez mandamentos (Êxodo 20)
Depois destas coisas, muitas outras aconteceram. Vale ser destacado que Moisés desobedeceu à ordem de Deus junto às águas de Meribá (Números 20), e por isso não entrou na Terra de Canaã, ele só conseguiu vê-la e morreu (Deuteronômio 34). Um único vacilo fez Moisés não entrar na terra prometida.
Guia-me